sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A elegância discreta do maitre

Na infância, nunca tive o prazer estrear uma roupa. Sou o quinto de oito irmãos, então sempre peguei a rebarba. O sapato quando chegava na minha vez, nem marcas na terra deixava. Um amigo de minha mãe disse uma frase que nunca esqueci: "Preto para ser respeitado tem que estar bem vestido". E aquilo não saiu mais na minha cabeça. Precisava me vestir bem!

Minha irmã se envolveu com essas coisas de desfilar, se precisavam de uma preta bonita, pronto, tava lá Dandara se exibindo toda, eu não gostava muito disto não, mas a moleca leva jeito. Ia sempre acompanhar pra que gavião nenhum mexesse com ela. Aí numa dessas, estou eu lá de segurança particular de minha irmã, e a dona do evento me pediu pra assumir o lugar de um garçom. Já veio com uma roupa na mão, me prometendo pagar o dobro do que pagaria ao faltoso. Dandara botou pilha e eu acabei aceitando. Os outros meninos mais experientes me ajudaram muito nesta noite, me deixaram só com os salgados finos pra servir porque não tinha muito salamaleque. Fiquei foi bonito naquela roupa!
Depois disso, Dandara veio com uma história de fazer um curso de maitre. E eu disse: lá vem você com suas maluquices. Mas, minha irmã tava certa! Encontrei a profissão que me deixaria realizado, só de pensar no uniforme já fico feliz em saber que tem trabalho à noite. Já conheci até o Presidente!
Quando entrei no Rafaello's já sabia que eles tinham um baba mensal. E me escalei logo para ser juiz, afinal, tenho que manter minha elegância. Ser juiz é muito chique!
E essas noites eram esperadas com ansiedade! Pelos meninos da cozinha e pela turma do salão que queria sempre provar que tava por fora esse papo de elite perna-de-pau.
Comprei uma roupa nova, para apitar a final do campeonato e estava ansioso para vestir.
Só que, justamente, nesta noite chegou um cliente faltando apenas 5 min para o encerramento da casa. Jogo se define em cinco minutos, mas a minha responsabilidade é comandar e treinar os funcionários, observar o fluxo de atendimento aos clientes, assim como supervisionar a qualidade e a apresentação dos produtos oferecidos no estabelecimento. Mas neste situação sabia que algo terrível estava por vir.
Tentei evitar a tragédia oferecendo-lhes o prato do dia, contudo, o cliente invocou com o pato e assim 2 milagres aconteceram. O primeiro não posso contar mas, o segundo foi ganhar da cozinha de 5x0.

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